Programa Um a Um com Eduardo Santana®

Podcast

#025 Ailton Vendramini

Com 40 anos de bagagem em empresas nacionais e multinacionais e atualmente atuando como empresário nos setores imobiliário e de startups, Ailton Vendramini decidiu há quatro anos compartilhar sua experiência com micro, pequenos e médios empresários. Com consultor e mentor, a ideia é oferecer um passo a passo de como o empreendedor pode implementar estratégicas vencedoras dentro de seu negócio e alavancar o desempenho e os resultados de sua empresa.

Este papel de mentor e consultor é exercido por um personagem criado por Vendramini no final de 2015 e inicio de 2016. É o Dr. Zero Coast (Dr. Custo Zero). “O Dr Zero Cost foi criado justamente para ajudar empresários e microeempreendedores, a melhorar seus negócios e reduzir custos”, explica Vendramini, entrevistado desta semana do Programa Um a Um com Eduardo Santana.

#024 Fabio Salaverry

O mundo dos negócios vive em constante transformação e de maneira rápida. Saber ermpregar de forma correta e assertiva características como influência, liderança e comunicação junto à equipe e clientes são fundamentais para se atingir as metas. E saber escolher e contratar as pessoas certas e com habilidades específicas passa a ser vital para se chegar aos resultados traçados.

Fabio Salaverry, especialista em treinamento empresarial sobre liderança, influência e habilidades, convidado desta semana do Programa Um a Um com Eduardo Santana, explica que antes de qualquer coisa o empresário precisa entender que o significado de liderança, antes atrelado ao cargo, não existe mais. “Antigamente, ser gerente supunha que seria um líder. Nos dias atuais isso já não funciona mais”, alerta.

#023 João Garrido

A comunicação com o público final é um fator fundamental para o sucesso ou o fracasso das empresas. O alerta é do publicitário João Garrido, proprietário da Urso Propaganda, especializada na área de comunicação, durante entrevista ao Programa Um a Um com Eduardo Santana.

“Se comunicar muitas empresas de comunicam. Elas fazem uma página no Facebook, no Instagram, montam um site. Mas muitas vezes não é da maneira correta”, alerta. Uma boa comunicação, segundo ele, precisa que o empreendedor, em primeiro lugar, conheça realmente sua empresa, tenha uma personalidade, porque ela vai falar algo a alguém, vai se relacionar com o mercado. “O empreendedor tem de saber que não vai só vender. E muitas empresas fazem isso. Se comunicam para vender”, conta, afirmando que se trata de um erro bastante grave.

#022 Pastor Hiran Pimentel

Fundada em 1960, a Santa Casa de Valinhos é reconhecida por seus atendimentos em baixa, média e alta complexidade. Em média, são 650 internações/mês, sete mil atendimentos no Pronto Socorro e 4.500 cirurgias/ano. A entidade tem como meta reformar 14 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), que vão aumentar o atendimento aos pacientes da cidade.

E para arrecadar fundos para esta empreitada, realizará no dia 20 de Outubro, a partir das 8h30, a 1ª Corrida pela Saúde em prol da Santa Casa de Valinhos. Serão três percursos: caminhada de 2,5 km, e corrida (5 km, 10 k me 15 km).

#021 Felipe Selegato

O desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos entrou na agenda das empresas mundiais há dez anos, motivado pela nova postura dos consumidores em todo o mundo. Essa onda atingiu não somente as grandes corporações. Atualmente, micro e pequenas empresas também têm se movimentado nesta direção, com a estratégia de sobrevivência e de atender o mercado consumidor.

#020 Jose Augusto Viana Neto

Com a retomada do mercado imobiliário brasileiro em curso, é cada dia maior o número de pessoas que buscam oportunidades de empregos e negócios no segmento de corretagem. Mas esta profissão, da qual o corretor é muito mais que um profissional, já que ajuda as pessoas a realizarem sonhos, exige do homem ou mulher de negócios características específicas para que se atinja o sucesso. O alerta é do presidente do Creci (Conselho Regional dos Corretores e Imóveis do Estado de São Paulo), José Augusto Viana Neto, entrevistado desta semana do Programa Um a Um com Eduardo Santana.

#019 Fábio Torres

Um erro bastante comum entre homens e mulheres de negócios é acreditar que Vendas e Networking são as mesmas coisas quando se monta uma estratégia comercial para buscar a ampliação da carteira de clientes. “Onde está o grande desafio e o grande problema? As pessoas chegam querendo fazer networking com comportamento de venda. E ai não constrói relacionamento. Não tem conexão porque está focando no comportamento errado”, alerta Fábio Torres, especialista em vendas e Networking, diretor da Envendas – Negociações e Vendas e diretor executivo do BNI, entrevistado do Programa Um a Um com Eduardo Santana.

Ele conta que existe uma confusão bastante comum do que é Networking e vendas. Networking, explica, é o processo de construção do relacionamento, para que a gente tenha, por meio da confiança, uma informação ou conhecimento relevante, e conexões com oportunidades de negócios com parceiros comerciais. “É o processo onde a gente constrói o relacionamento e por meio da relação da confiança a gente chega nos decisores, influenciadores e até mesmo nas pessoas que podem me passar uma informação relevante, que não é necessariamente a informação do negocio”, explica.

#018 Guilherme Menezes

Ao longo dos últimos setenta anos o mercado brasileiro viveu em uma redoma, protegido pelo governo federal, sem a concorrência de produtos internacionais avançados e de alta tecnologia. Esse protecionismo em favor das empresas e da formação de grupos nacionais campeões custou muito caro ao País, às empresas e até aos consumidores. O acordo entre Mercosul e União Europeia caminhando e a possibilidade de outro com os Estados Unidos vir a ser assinado nos próximos anos, este protecionismo está com os dias contatos.

#017 Felipe Hermógenes

É muito comum os casos de pessoas que passam por uma situação de desconforto com dores pelo corpo repentinas e buscaram alívio momentâneo nos medicamentos. O fato é que a imensa maioria desconhece a origem e a causa desse sofrimento, que vem da má postura em casa, no trabalho e nas saídas de lazer. Atualmente, os quatro maiores problemas posturais são: dor nas costas, problema de coluna, LER/DORT e Tenossinovite.

#016 Renato Squaiella

O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores. A decisão de investir no próprio negócio vem da vontade própria ou pela mudança de comportamento do mercado, onde os empregos com carteira assinada estão ficando cada vez mais raros. Muitas vezes, esta transição acabado sendo feita de forma apressada, sem que o empreendedor tenha tempo necessário de se preparar para os novos desafios, como lidar com funcionários, desenvolver e implantar projetos e executá-los de forma correta e eficaz.
Além do desperdício de horas com esta enorme burocracia, erros de interpretações das normas e legislações também podem provocar dor de cabeça com a fiscalização e multas milionárias para as empresas, ao ponto de torná-la inviável financeiramente, em muitos casos. É o que alerta o advogado tributarista e técnico contábil Maurício Soares, em entrevista ao Programa Um a Um com Eduardo Santana.

#015 Mauricio Soares

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Os órgãos púbicos federal, estadual e municipal editam cerca de 40 novas legislações diariamente, o que toma um grande tempo das empresas e seus executivos para entender as normas e mudanças. Este grande volume de horas poderia ser utilizado para o desenvolvimento dos negócios, novos produtos, prospecção de clientes e vendas.

Além do desperdício de horas com esta enorme burocracia, erros de interpretações das normas e legislações também podem provocar dor de cabeça com a fiscalização e multas milionárias para as empresas, ao ponto de torná-la inviável financeiramente, em muitos casos. É o que alerta o advogado tributarista e técnico contábil Maurício Soares, em entrevista ao Programa Um a Um com Eduardo Santana.

#014 Diane Alburquerque

A busca pelo empreendedorismo vem crescendo a cada ano. Pessoas estão trocando empregos fixos pelo sonho de montar seus próprios negócios, mas muitas vezes acabam se deparando com dificuldades, principalmente pela falta de conhecimento e experiência, nas ações do dia a dia quando o tema é gestão da empresa. Esta transição, na maioria das vezes, pode transforma o sonho em pesadelo.

Foi pensando neste universo de empreendedores e profissionais liberais que a empresária Diane Albuquerque, de Jundiaí, decidiu criar a Plano Mais BPO Financeiro, uma empresa que oferece serviços como gestão de contas, recebíveis, fluxo de caixa, cobrança administrativa, conciliação bancária e fechamento de caixa, gestão de documentos financeiros, relatórios financeiros, planejamentos orçamentários, integração com a contabilidade.

#013 Guilherme Carnicelli

Assim como em outros setores, o mercado imobiliário também passar por constantes transformações. As exigências do público quando o assunto é a sonhada casa própria mudam em larga velocidade, exigindo agilidade e rapidez de imobiliárias e corretores para atender os desejos e anseios de seus clientes. Muitas vezes, no entanto, as estratégias não estão adequadas ao momento ou falta clareza para o que estar por vir.

#012 Alexandre Tortorelli

Um dos assuntos mais falados hoje em dia dentro do mundo dos negócios é a Indústria 4.0. Mas o que isso realmente significa para os negócios? É um tema que tem a ver com os pequenos e médios negócios? Para falar sobre esta transformação que está em curso e vai atingir a todos, o Programa Um a Um com Eduardo Santana bateu um papo com o diretor da I2P Consulting, Alexandre Tortorelli, empresa que desenvolve trabalhos de consultoria empresarial.

#011 Guilherme Rossi

Reaquecimento da construção civil abre mercado para profissionais liberais e pequenas empresas

#010 Rachila Macedo

Empreendedora cresce com modelo de negócio tradicional no exterior, mas pouco explorado no Brasil

#009 Paty Ferraz

Alguns anos atrás, Paty Ferraz era uma executiva no auge da carreira, designer e diretora associada de uma das melhores agências de design de São Paulo. Mas vivia estressada, com dores de cabeça constantes e sem tempo para ficar com as filhas pequenas e seu marido. Aquilo começou a não fazer mais sentido para ela; não era a vida que ela queria viver.

Saiba como Paty mudou seu foco e hoje ajuda pessoas a melhorarem seu estilo de vida por meio de uma abordagem holística que engloba alimentação, exercício físico e mindfulness.

#008 Sergio Sapía

Sergio Sapía tem Pós Graduação em Vants e Drones – Aplicações Civis e Comerciais – PUC PR – 2017/2018, é Especialista em Captação de Imagens, Treinamentos e Desenvolvimento de Projetos, Mapeamento Aéreo – Volume, Área, Curvas de nível, NDVI, RTK – precisão, agilidade, baixo custo, Rondas, Segurança perimetral/patrimonial, Mapeamentos ambientais e Treinamentos – aulas particulares e cursos em grupo.

#007 Carlos Franco

Dr. Carlos Franco, professor, coach e palestrante com décadas de experiência, é diretor da Planar Coaching e explica as diferenças de cada estilo de liderança que se aplica no cotidiano dos empresários, seja ele micro ou de pequeno porte.

#006 Igor Furniel

Igor Furniel criou em 2010 um método que permitiu a sua empresa de consultoria (Templum) escalar e atender milhares de empresas. Hoje este método está disponível para toda empresa que deseja escalar a prestação de serviços e não consegue. Com o Evolutto conseguiu contribuir para o fortalecimento das empresas de forma exponencial, conectando consultores e empresas com menos custo e burocracia.

#005 Roberto Caruso

Roberto Caruso é Consultor Empresarial na area de produtividade utilizando a Metodologia do HUMORIZAR . Bacharel em Comunicação Social, Pós Graduado em Marketing, Master em PNL, formado em Experiência Somática, e Graduado na Scuola Internazionale dell’Attore Comico – Itália.

#004 Elcio Szwif

Com formação acadêmica de primeira linha e dupla graduação (Administração de Emrpesas pela EAESP-FGV e Psicologia pela USP), Elcio desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais de consultoria, produção industrial e serviços como a KPMG, PwC, IBM, Jhonson Controls e Capgemini. Em sua segunda etapa de vida, empreendeu para ajudar pequenos e médios empresários em Campinas e região.

#003 Marcelo Brandão

Marcelo Brandão é Sócio-Diretor da Vilage Marcas e Patentes Regional Campinas. Com um conhecimento ímpar sobre registros de marcas e patentes, Marcelo nos agracia com um caminhão de informações valiosas sobre o tema.

#002 Christian Furtado

Christian Furtado, sócio-proprietário da MTC Telecom é um vencedor. Com uma incrível resiliência, Christian compartilha conosco um pouco da sua história de superação pessoal e profissional com a ajuda do networking.

#001 Roberto Gândara

Roberto Gândara é International Master Trainer na Unctad, Consultor, Palestrante e Trainer. Nesta entrevista, Eduardo Santana aborda empreendedorismo, cases de sucessos e a experiência empreendedora em outros países.

© Copyright - Eduardo Santana