Desde o inicio do ano, o brasileiro tem ouvido falar cada vez mais sobre Selic, embora ela seja uma palavra bem antiga na economia local e no nosso vocabulário. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Sobre o que nós conversamos:

  • Investimentos
  • Segredos dos grandes empreendedores
  • Networking

Ouça a entrevista completa:

Resultado de imagem para spotify logo icon Ouça no Spotify

As referências deste episódio estão no final da página

Se você quiser saber mais sobre como eu consigo entrevistar esses profissionais incríveis, assista o vídeo sobre o BNI e veja como fazer networking profissional de forma objetiva e com processo para aproveitar sua rede de relacionamento ao máximo.


Com a queda da Selic, tesouro direito vira melhor opção de investimento para o empreendedor, aponta especialista

Desde o inicio do ano, o brasileiro tem ouvido falar cada vez mais sobre Selic, embora ela seja uma palavra bem antiga na economia local e no nosso vocabulário. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. A taxa chegou em outubro ao seu menor índice da história, com 5,5%, com previsão de novas quedas até o final do ano.

Mas o que isso tem a ver e como ela impacta a vida de profissionais liberais, micro e pequenos empreendedores com algum dinheiro sobrando, interessado em investir ou mesmo proteger seu patrimônio? Para responder a esta questão, o Programa Um a Um com Eduardo Santana desta semana recebeu Lucas Pretti, sócio e fundador da On Time Invest e participante da Bolso Forte, empresa de educação financeira, para falar sobre os melhores investimentos no momento.

Segundo o especialista, a primeira lição que precisamos tirar no mercado de investimento diz respeito à taxa Selic. Todo investimento tem de superar a Selic. “O investimento mais seguro do País é o tesouro direito. Ele nos remunera exatamente 100% deste índice”, explica Pretti. “Fora disso, você está se arriscando demais. Não faz sentido você se arriscar para receber menos de 5,5% ao ano. Qualquer outro investimento, seja no banco, em uma corretora, ou em outro lugar, que renda menos de 5,5% ao ano, é ruim”, alerta.

Para quem deseja proteger seu capital, orienta Pretti, o Ideal é colocar todo o dinheiro no tesouro. “Superando a inflação, você protege seu poder de compra, seu dinheiro”.

Pretti lembra, ainda, que o investimento em Poupança é extremamente seguro. Ela é garantida por constituição. Porém, rende apenas 70% da Taxa Selic. “Em questão de segurança, a poupança e o tesouro são equivalentes. A poupança é oferecida pelos bancos e a maioria dos títulos do tesouro público, quem detém, são os próprios bancos e os fundos de investimentos. Caso haja um calote, uma moratória, uma falência do Estado em pagar estes títulos públicos, pode ter certeza que sua poupança vai ser impactada. Pela poupança você deixa 30% o dinheiro no banco”

FLUXO DE CAIXA

Para os empreendedores e empresas que precisam de fluxo de caixa a curto prazo, sem deixar o dinheiro parado, seja por um ou quinze dias, Pretti recomenda aplicação em Renda Fixa, que possui alta liquidez diária. ”Existe uma gama de investimentos que rende acima do CDI com liquidez zero. Você pede o resgate e no mesmo dia o dinheiro está na sua conta”, ensina o especialista

Quer saber mais dicas de como proteger seu capital em momentos de Selic em baixa? Acesse o podcast na íntegra com a entrevista de Lucas Pretti para Eduardo Santana no portal programaumaum.com.br


Obrigado Lucas Pretti!

Clique aqui para comentar essa entrevista no LinkedIn de Lucas Pretti!


Referências e dicas mencionadas neste episódio

PATROCINADORES

BNI Planalto Paulista

Faça mais negócios por meio do networking profissional com a expertise do BNI, a maior organização de marketing por networking do mundo.

Saiba mais sobre o BNI no SITE ou nas redes sociais como FACEBOOK, INSTAGRAM e LINKEDIN.

MTC Telecom

Com mais de 20 anos de experiência, a MTC Telecom é uma empresa especializada em produtos e serviços de tecnologia.

Saiba mais sobre a MTC Telecom no SITE ou nas redes sociais da empresa FACEBOOK, INSTAGRAM e LINKEDIN.

Quer saber mais sobre como aumentar seu negócio por meio do networking profissional?

Preencha o formulário abaixo que um de nossos Diretores entrará em contato com você.

Nome* CPF*
E-Mail* (DDD) + Celular(WhatsApp)*
Cidade*
Empresa*

Especialidade de Atuação*