Com formação acadêmica de primeira linha e dupla graduação (Administração de Emrpesas pela EAESP-FGV e Psicologia pela USP), Elcio desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais de consultoria, produção industrial e serviços como a KPMG, PwC, IBM, Jhonson Controls e Capgemini. Em sua segunda etapa de vida, empreendeu para ajudar pequenos e médios empresários em Campinas e região.

Hoje, Elcio fomenta diversos tipos de negócios ao mesmo tempo em que ajuda pequenos e médios empresários a buscar soluções para o crescimento de suas atividades. Frequentemente é procurado por grandes empresas também, mais especificamente em Gestão de Contas e outros produtos bem específicos.

Elcio gosta de jogar tênis e de usufruir seu tempo em família com a esposa e seus três filhos.

A Federal Invest é a maior rede de fomento comercial do país, com mais de 150 agências presentes na maioria dos estados brasileiros, de norte a sul, e 24 anos de atuação no mercado. Nossas unidades auxiliam empresários de todas as regiões do Brasil, movimentando mensalmente mais de R$ 150 milhões em novos créditos.

Classificada como empresa cinco estrelas e apontada como uma das principais referências em serviços financeiros do país, a Federal Invest tem os produtos certos para atender às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, com a garantia de profissionais altamente qualificados e uma trajetória única de sucesso e pioneirismo.

Venha conversar com a Agência Campinas Centro: campinas.centro@federalinvest.com.br

Sobre o que nós conversamos:

  • Dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas
  • Venda de duplicatas
  • Fluxo de caixa
  • Recebíveis
  • Networking

Ouça a entrevista completa:

Resultado de imagem para spotify logo icon Ouça no Spotify

As referências deste episódio estão no final da página

Se você quiser saber mais sobre como eu consigo entrevistar esses profissionais incríveis, assista o vídeo sobre o BNI e veja como fazer networking profissional de forma objetiva e com processo para aproveitar sua rede de relacionamento ao máximo.


Federal Investe Campinas ajuda pequenos e médios empresários a gerar fluxo de caixa

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas e profissionais liberais, principalmente em momentos difíceis, é com o fluxo de caixa da empresa para fazer frente aos compromissos. Ao contrário das grandes empresas ou multinacionais, estes nichos empresariais acabam realizando vendas a longo prazo, comprometendo seu caixa a curto e médio prazo.

Para sair dessa situação, as empresas muitas vezes recorrem a empréstimos bancários, pagando juros elevados. Uma das alternativas oferecidas pelo mercado é a venda de duplicatas a vencer futuramente, recebendo o valor na hora, com custos muito menores.

Segundo Elcio Szwif, diretor da Federal Investe, agência Centro em Campinas, a venda a longo prazo, com até 120 dias para recebimento, é normal dentro do mercado e ajuda a alavancar as vendas de forma significativa. Porém, ele alerta sobre a necessidade de os empresários conhecerem a fundo seus negócios e saber até onde pode chegar para evitar situações desconfortáveis futuramente ou até a quebra da empresa.

“O primeiro passo é a análise do fluxo de caixa. Tenho condições de vender em 120 dias? Muitas vezes a resposta é não. Tenho condições de vender a 90 dias? Muitas vezes a resposta é sim”

“O primeiro passo é a análise do fluxo de caixa. Tenho condições de vender em 120 dias? Muitas vezes a resposta é não. Tenho condições de vender a 90 dias? Muitas vezes a resposta é sim”, exemplifica ele. “Preciso de ajuda de alguém para me financiar. O que o pequeno e médio empresário poder fazer? Sabendo que a negociação vai pra 120 dias, tem que conhecer quem está do outro lado da mesa, que já tem experiência no que faz. Já coloca um pouco da gordura no custo, no preço. As empresas estão acostumadas, para que você possa antecipar este valor e girar teu fluxo de caixa”.

“Se não tiver esta parceria você compromete bens pessoais, além de um grande custo psicológico, que afeta a pessoas e as que estão ao seu redor. “

Szwif alerta que os micro e pequenos empresários precisam, acima de tudo, estabelecer boas parcerias para evitar frustrações com um negócio não realizado e pelas dificuldades provocadas pela falta de recursos. “Se não tiver esta parceria você compromete bens pessoais, além de um grande custo psicológico, que afeta a pessoas e as que estão ao seu redor. Frustramos por não fechar negocio, fechou ou não entra e você tem despesas, você fica de mau humor e as pessoas ao seu redor sofrem com alguma coisa que poderia ser solucionada em parceria em parceria com diversas empresas.”


Obrigado Elcio Szwif!

Clique aqui para comentar essa entrevista no LinkedIn do Elcio Szwif!


Referências e dicas mencionadas neste episódio

PATROCINADORES

BNI Planalto Paulista

Faça mais negócios por meio do networking profissional com a expertise do BNI, a maior organização de marketing por networking do mundo.

Saiba mais sobre o BNI no SITE ou nas redes sociais como FACEBOOK, INSTAGRAM e LINKEDIN.

MTC Telecom

Com mais de 20 anos de experiência, a MTC Telecom é uma empresa especializada em produtos e serviços de tecnologia.

Saiba mais sobre a MTC Telecom no SITE ou nas redes sociais da empresa FACEBOOK, INSTAGRAM e LINKEDIN.

Quer saber mais sobre como aumentar seu negócio por meio do networking profissional?

Preencha o formulário abaixo que um de nossos Diretores entrará em contato com você.

Nome* CPF*
E-Mail* (DDD) + Celular(WhatsApp)*
Cidade*
Empresa*

Especialidade de Atuação*